sexta-feira, 18 de julho de 2008

Linux Ubuntu: em vez de Windows pirata, software livre

CAMILA RODRIGUES | UOL Tecnologia

O custo de uma licença de Windows é um dos principais motivos que levam os usuários a recorrerem a cópias piratas. Para se ter uma idéia, a versão Vista Home Basic original custa atualmente R$ 500,00. No Brasil, 59% de todos os programas são piratas, de acordo com o 5º Estudo Anual Global de Pirataria de Software da Abes/BSA.

No entanto, é possível sair da ilegalidade experimentando uma distribuição do Linux com recursos semelhantes ao do sistema da Microsoft: o Ubuntu. O sistema operacional, baseado em software livre, é relativamente fácil de usar e gratuito.

Por ter código aberto, há muita gente desenvolvendo diferentes aplicações para esse sistema, o que aumenta as opções de aplicativos, inclusive alguns que são habitualmente usados no Windows. O grande número de desenvolvedores também serve para agilizar a correção de bugs e a atualização dos programas.

Quem não estiver disposto a uma mudança brusca de sistema operacional, pode se adaptar aos poucos usando o Wubi, um programa que permite instalar o Ubuntu como mais um software dentro do Windows. A única desvantagem é que ele ocupa cerca de 10 GB do disco.

Confira algumas dicas para instalar aplicações e interagir com o sistema com mais facilidade:

Para instalar programas no Ubuntu,

Clique no link seguinte;

http://tecnologia.uol.com.br/dicas/ultnot/2008/07/18/ult2665u357.jhtm